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2

Nome completo do solicitante*

Email*

Telefone (WhatsApp)

3

Estado do Cartório*

Cidade do Cartório*

Cartório*

Não sei o Cartório

4
Enviada via Correios
Enviada por e-mail em PDF
Enviada da duas maneiras
5

Nome Completo Registrado na Certidão*

Nome Completo da Mãe na Certidão*

Nome Completo do Pai na Certidão

Data de Nascimento*

6

Número do Livro (Opcional)

Número da Folha (Opcional)

Número do Termo (Opcional)

Como encontrar essas informações?

7

Averbação

Serão inclusas somente as averbações que já foram registradas pelo cartório de origem da certidão. Não fazemos inclusão de nova averbação. Atenção: Caso tenha comunicado averbação recentemente, confirme se ela já foi registrada na certidão.

Inteiro Teor (Somente em Papel)

Transcrição integral dos dados da certidão.

Antes você precisa selecionar o Estado do Cartório acima

Inteiro Teor Reprográfica (Somente em Papel)

É a fotocopia da folha do livro de registro onde constam todas as informações, inclusive as assinaturas dos envolvidos.

Antes você precisa selecionar o Estado do Cartório acima

Apostilamento - Válido no Exterior (Somente em Papel)

É um certificado de autenticidade, emitido da Convenção de Haia.

+ 10 dias úteis

Antes você precisa selecionar o Estado do Cartório acima

Tradução Juramentada (Somente em Papel)

Tradução Juramentada é a tradução de um documento oficial, para um idioma estrangeiro, sem que perca a validade oficial.

+ 10 dias úteis


Concordo que os dados fornecidos acima serão usados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, e que a contratação deste serviço é opcional, privada e remunerada.

Resumo do pedido

Certidão de Nascimento
-

ATENÇÃO:

Devido à alta demanda, hoje a Emissão de Certidões está limitada.

Restam apenas: 35

Pague no cartão de crédito em 12 vezes

Garantia de serviço

total

R$ 0,00

Onde emitir 2 via de Certidão de Nascimento Online

A certidão de nascimento atualizada pode ser emitida pela internet e o número da certidão de nascimento se mantém igual sem problemas.

Ela é necessária para diversas situações e tê-la conosco atualizada é uma grande chave.

A certidão de nascimento é o nosso registro. A segunda via atualizada assegura que todas as informações estão de acordo com a realidade.

Para que serve a certidão de nascimento?

A Certidão de Nascimento é o primeiro documento de uma pessoa. Ele comprova que de fato uma pessoa existe e traz informações importantes quanto a idade, filiação e local de nascimento.

A primeira certidão é gratuita, feita como um registro civil de um nascimento, mas a emissão da 2º via de certidão de nascimento é feita nos cartórios.

A fim de facilitar e consultar a certidão de nascimento mais facilmente, existe a possibilidade de hoje tirar a segunda via online.

Você sabia que a sua Certidão pode ser emitida de forma digital?

Os tempos são outros, e a tecnologia veio como uma ferramenta para facilitar as nossas atividades do dia a dia.

Existe muita vantagem em ter um documento tão importante quanto a Certidão de Nascimento de forma digital, pois isso evita perdas ou até mesmo danos ao documento.

A primeira via da Certidão de Nascimento é feita em papel e impressa pelo Cartório Oficial onde foi realizada.

Caso você queira emitir a segunda via da Certidão de forma digitalizada, você pode fazer a solicitação pelo site Sistema Federal.

Vale ressaltar que caso você deseje ter a Certidão em formato eletrônica, ela somente terá valor no formato digital, pois caso seja impressa ela perderá seu valor.

Qual a diferença da via de inteiro teor e a de breve relato?

A certidão de inteiro teor apresenta todas as informações que estão nos livros dos cartórios, totalmente completa.

Já a 2º via de breve relato apresenta as informações mais relevantes sobre os atos de nascimento do indivíduo.

Pode plastificar certidão de nascimento?

Não se deve plastificar o documento, pois a plastificação dificulta a verificação de fraudes e uma plastificação mal feita pode danificar o documento.

É possível a plastificação de cópias autenticadas da certidão que vai depender da situação em que o documento está sendo requisitado.

Muitos lugares pedem apenas o número do documento, onde fica o número da certidão?

O número do termo da certidão de nascimento antiga fica na parte superior da certidão próximo ao topo da folha.

No novo formato, o número da certidão aparece logo abaixo do nome completo da pessoa a quem a certidão pertence.

O decreto 6.828 de 29 de abril de 2009 modificou algumas nomenclaturas dos registros da Certidão de Nascimento.

Você pode obter o passo a passo de como localizar todos os dados clicando neste link: https://cartoriolocal.com.br/blog/dados-certidao

Para certidões emitidas de 2010 para cá existe o uso do termo matrícula para o número de registro da certidão.

A matrícula se trata da unificação de dados como número da folha, número do termo, tipo de certidão e número do livro.

O número de matrícula também traz informações como a identificação do cartório, identificação do acervo e número do registro de serviço civil.

É importante ressaltar que o número da certidão também pode ser chamado de matrícula de registro.

Tanto a matrícula quanto o próprio número do termo da certidão de nascimento antiga se encontram em destaque abaixo do nome da pessoa a qual a certidão pertence.

Quando um órgão solicitar o número basta procurar na própria certidão. Em caso de perda ou quando a certidão estiver desatualizada ou fora do prazo de validade, será necessário solicitar outra via.

Quando vou usar a certidão?

Atualmente, todos os serviços em que a certidão é requerida, a certidão da qual eles se referem é uma via atualizada e não a original.

Logo, sempre que para um serviço for solicitada a certidão de nascimento, você terá que tirar a nova via.

É importante saber se o serviço exige a certidão digital ou física.

É verdade que a certidão de nascimento tem validade?

Para não correr o risco de ter uma certidão de nascimento com informações antigas ou desatualizadas, os órgãos costumam solicitar a versão atualizada.

Após a emissão da certidão, ela possui uma validade de 90 dias para ser usada, decorrido esse prazo é necessário solicitar uma nova via da certidão.

Tem como colocar o nome do pai na certidão?

As averbações são feitas quando existe modificação ou cancelamento de conteúdo dos registros de nascimento, casamento ou óbito.

A averbação é obrigatória, porque é por meio dela que um fato se torna verdadeiramente oficial.

Ela é a alternativa para adicionar qualquer informação nova no documento ou para ajustar algum erro antigo.

Existem duas formas de atualizar a Certidão de Nascimento, ela pode ser feita de maneira judicial ou extrajudicial como prevê a lei 13.484.

Muitos registros são feitos sem o nome do pai e depois fica-se a dúvida: tem como colocar o nome do pai na certidão?

Sim, é possível. Através de uma averbação no cartório, pode ser adicionado ao documento o nome do pai.

Para fazer essas alterações via extrajudicial será necessário comparecer ao Cartório de Registro Civil onde foi feito o primeiro registro em posse de RG, CPF e comprovante de residência.

Será ainda necessário o nome e endereço de três testemunhas, preencher um requerimento, levar a Certidão que contém o erro a ser retificado e o documento legal que comprove a incorreção.

Como solicitar a Segunda via da Certidão de Nascimento?

A emissão da segunda via pode ser feita de maneira completamente online através do Sistema Federal.

Basta informar os dados pedidos e aguardar o prazo de 5 dias úteis para certidões em formato digital ou mais alguns dias para recebê-la na sua casa.

Qualquer pessoa pode solicitar a certidão de nascimento atual?

Sim, qualquer pessoa com as informações corretas da certidão pode solicitar a nova via.

O problema muitas vezes era ter que ir até ao cartório de origem, que na maioria das vezes é em outro estado, porém, a internet traz a facilidade de emitir a certidão on-line.

Como solicitar a certidão de nascimento atualizada para casamento?

A Certidão de Nascimento atualizada para casamento civil é necessária, assim como a Certidão de Casamento atualizada.

Essas Certidões são pedidas no momento do casamento, pois comprovam a existência ou não de averbações, como em caso de divórcio.

Quais os documentos necessários para emitir a Segunda Via da Certidão?

Para fazer a emissão de uma nova via atualizada da sua Certidão será necessário você ter algumas informações e documentos.

São eles:

  • Localização do cartório da Certidão;
  • Formato eletrônico ou em papel;
  • Nome completo registrado na Certidão;
  • Nome completo da mãe na Certidão;
  • Data de nascimento.

Alguns outros dados também podem ser informados e facilitarão na hora da emissão da sua segunda via.

Entre eles estão o nome do pai, número do livro, da folha e do termo.

Caso você não saiba, os dados com relação ao número da sua Certidão de Nascimento podem ser encontrados na sua Carteira de Identidade no campo “doc de origem”.

Quanto custa para fazer a solicitação?

Em alguns sites, há uma oferta da certidão de nascimento gratuita, porém, não são sites confiáveis.

O valor da certidão varia de acordo com o local do cartório de origem do registro, não há um preço padrão definido.

Eu perdi minha certidão de nascimento, e agora?

Existe um jeito de encontrar a certidão de nascimento pelo nome ou de encontrar a certidão atualizada com o cpf?

Perder a certidão de nascimento é, indiscutivelmente, um grande desafio! Principalmente, se não tiver guardado os dados da certidão.

Mas, existe a possibilidade de consultar a certidão com o nome completo, o nome dos pais e a data de nascimento.

Através do Cartório de registro civil é fácil encontrar a certidão tendo essas informações básicas.

Ademais, a possibilidade de encontrar a certidão com o nome é mais simples se o cidadão souber em qual cartório foi realizado o seu registro.

Como Descobrir o número de CPF pela Certidão de Nascimento?

A busca da certidão com o cpf não é tão simples, já que o cpf passou a ser inserido na certidão há pouco tempo.

A Corregedoria Nacional de Justiça, através do Provimento nº 63, tornou obrigatória a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Porém, as certidões antigas não possuem essa informação. Ao solicitar a nova via da certidão, todas essas atualizações estão presentes.

Como emitir a certidão de nascimento pela internet?

Você deve acessar o site Sistema Federal preencher as informações básicas e escolher se quer a certidão eletrônica ou física.

Tem a possibilidade de solicitar os dois formatos. Em poucos dias a certidão chega no seu e-mail, como PDF. Ou a certidão física chega em sua casa, pelos correios.

O que é Certidão de Nascimento Averbada?

No caso de necessidade de alteração no documento, é necessário solicitar uma averbação.

Quando a pessoa casou, se divorciou, ou quer fazer alguma retificação ou mudança, exemplo: o nome do pai está errado ou não tem o nome do pai na certidão anterior e precisa adicionar.

O que é Certidão de Nascimento Apostilada?

O apostilamento da certidão é dar a ela uma autenticidade da Convenção de Haia.

O que é Certidão de Nascimento com tradução Juramentada?

Quando uma pessoa precisa da certidão no idioma estrangeiro ou um estrangeiro da cidadania brasileira.

O que é o número do termo?

Quando é feita uma certidão de nascimento, o escrivão faz um documento para ser acrescentado no livro do Cartório de Registro.

O documento é chamado de: “termo”. Nesse documento, o oficial reproduz de forma autêntica e segura o registro e ele fica arquivado no cartório.

O registro civil de nascimento é feito uma única vez em livro específico do cartório. Não importa quantas vias sejam solicitadas.

As novas vias, que são solicitadas ao longo do tempo, não são “novas certidões”. As atualizações são apenas novas versões do mesmo documento.

Ainda que sejam feitas modificações, o número do registro, o termo e o livro não são alterados.

Na certidão de nascimento, a pessoa recebe todos os dados do registro. Assim como na certidão, ele contém: nome e sobrenome, local de nascimento, nacionalidade e filiação.

O que é necessário na hora de registrar um nascido vivo?

Ao registrar um recém-nascido, os responsáveis ou o responsável pelo registro civil precisará de alguns documentos.

Válido lembrar que o registro precisa ser realizado por um responsável legal ou por pelo menos um dos pais da criança.

Os documentos necessários para o registro são: RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento.

Além desses documentos, um outro pré-requisito para o registro pelo tabelião é a declaração de nascido vivo.

A declaração de nascido vivo é feita pelo hospital, assinada pelo médico responsável pelo parto.

Não é possível, fazer o registro do recém-nascido, sem esse atestado que comprova o nascimento.

É obrigação do hospital ou da maternidade entregar a declaração aos responsáveis logo após o nascimento.

O natimorto tem certidão de nascimento?

Nos casos das crianças que nascem com vida e acabam falecendo na ocasião do parto, existe um procedimento a ser realizado.

A Lei de Registros Públicos (Lei Federal 6.015/73), apresenta uma legislação que diz que deve ser feita uma certidão nesses casos.

Entretanto, no caso de natimorto, é feita uma certidão de nascimento e também uma certidão de óbito.

A fim de evitar futuras complicações, como o recém-nascido ficou vivo nem que seja por alguns segundos, é obrigatória a realização das duas certidões.

A certidão de nascimento pode ser substituída?

A certidão de casamento pode ser usada no lugar da certidão de nascimento, mas não é como se a substituísse.

Já que, a certidão de nascimento continua existindo e sendo válida mesmo que a pessoa já seja casada.

A única diferença é que depois que uma pessoa se casa, ela pode utilizar a certidão de casamento com as mesmas funções do registro do nascimento.

Não é apagado o registro da certidão de nascimento e nem nada parecido, ela apenas se iguala a outra a certidão.

Conclui-se:

A certidão de nascimento atualizada pode ser tirada pela internet e sem nenhum tipo de problema ou restrição.

Solicitar a certidão de nascimento online é uma facilidade acessível a todos que tem internet e muito segura.

Lembrando, não há nenhum problema em consultar e tirar a 2ª via pela internet. O documento pode ser solicitado tanto em formato físico,quanto digital.

As duas versões (de papel e eletrônica) são válidas e possuem as informações do registro civil da mesma forma.

Ao buscar uma certidão mais completa, com todos os dados, como livro, termo, matrícula,a solicitação deve ser de inteiro teor.

Todos os dados da certidão antiga estão presentes no novo modelo de certidão de nascimento.

É importante se atentar à validade da certidão, que é de 90 dias a contar do dia que a certidão é recebida.

Em resumo, a certidão de nascimento é o documento de registro civil de cada cidadão, além de ser usada em diversas situações.

Quando eu vou usar essa certidão:

  • Para receber uma herança;
  • Para casar no civil;
  • Para fazer um testamento;
  • Para casar com um estrangeiro no Brasil;
  • Para se divorciar;
  • Para separação;
  • Para emitir o RG;
  • Para assumir cargos de concursos públicos;
  • Para receber pensão;
  • Para comprovar dupla nacionalidade/cidadania;
  • Para tirar o Título de Eleitor;
  • Para emitir Carteira de Trabalho;
  • Para tirar passaporte.

A certidão de nascimento online tem validade em todo território nacional?

Sim, a segunda via da certidão feita pela internet tem validade em todo território nacional! A certidão impressa é o melhor formato a ser escolhido. Porque o formato digital só tem validade quando enviado por email. Pois, ao ser impresso ele não tem a mesma validade que a certidão enviada pelo correio.

A certidão em papel é igual à original?

Sim, a certidão em papel é a mesma que a original.

A segunda via tem todas as informações?

Sim, tenho todas as informações. Ótimo, quando você tem todas as informações da sua primeira via, facilita muito, e você provavelmente receberá sua segunda via mais rapidamente.

O que é certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor apresenta todas as informações digitadas por extenso que estão nos livros dos cartórios, totalmente completa.

O que é certidão de inteiro teor Reprográfica?

A certidão de inteiro teor apresenta todas as informações que estão nos livros dos cartórios, totalmente completa, é o mesmo que tirar a xerox de onde a Certidão de Nascimento foi registrada. É usada quando se quer tirar a cidadania em outro país.

Qual a data de validade da 2ª da certidão?

A certidão de nascimento tem validade de 90 dias.

Posso inserir o nome do meu pai na segunda via?

Sim, para adicionar uma informação nova em sua certidão. Mas, você tem que ir presencialmente ao cartório de origem. Não há possibilidade de fazer isso via sistema online.

Qual a diferença da certidão eletrônica para a de papel?

A certidão de papel é a certidão física, impressa, igual a original da 1ª via. Já a certidão eletrônica é a digital, que chega no e-mail, mas perde a validade se for impressa. Porque ela só pode ser usada digitalmente. Verifique antes se a empresa/órgão de origem irá aceitar este formato.

A minha certidão rasgou, ela ainda vale?

Se a sua certidão rasgar ou se acontecer algum incidente que cause a imperfeição do documento, o aconselhado é tirar a segunda via!

A segunda via é de graça?

Existe sim a emissão da segunda via de gratuita, mas é apenas para pessoas que declaram através do documento de hipossuficiência. E é feito apenas no cartório de origem. Via Sistema Federal não é possível.

Quanto tempo leva para a certidão ficar pronta?

Depende do tipo de certidão e também se o formato é físico ou digital. O formato digital é mais rápido porque não tem o tempo de entrega dos correios.

A certidão de nascimento eletrônica pode ser impressa?

Cumpre ressaltar que a certidão não pode ser impressa, ela é remetida somente para o e-mail do usuário que fez o requerimento do documento. Isso significa que ela é enviada em formato PDF e tem a mesma validade de um documento tradicional. Contudo, não pode ser usada na sua forma impressa.

O que é certidão de breve relato?

A certidão de nascimento em breve contém as informações básicas sobre o indivíduo, como a data de nascimento, escrita por extenso; hora e local do nascimento; filiação; nome dos avós, maternos e paternos; data do registro e número da declaração de nascido vivo.

Qual é a diferença entre averbação e retificação?

“Averbar” é o ato de lançar, no registro existente, informação sobre fato que o modifique, retifique ou cancele. “Retificar” é corrigir um erro existente no registro.

O que é a 1º ou 2º via da certidão ? Qual a diferença?

A 1ª via de uma certidão é expedida apenas no momento em que se é registrado o nascimento, casamento ou óbito, e o cidadão consegue fazê-la somente no cartório.Após o cartório realizar o procedimento, é entregue ao cidadão o documento que comprova o registro. Este documento é a primeira certidão. Caso deseje uma nova cópia oficial da certidão, pode-se solicitar uma 2ª via deste documento, através do nosso site https://sistemafederal.com.br

Caso seja solicitada a emissão da certidão de nascimento, porém não seja localizado o registro do nascimento de nenhuma forma, o valor pago será reembolsado?

Faremos uma busca em todos os cartórios da cidade informada em sua solicitação, caso não tenhamos êxito no processo de busca, o valor pago será reembolsado descontando a taxa de 49,90 correspondente ao serviço de busca que foi iniciado no Sistema.

De que forma é feita às solicitações da certidão de nascimento no Sistema Federal?

As nossas solicitações são efetuadas através de sistemas interligados diretamente ao cartório de origem.

O que é a Certidão de Nascimento?

É o primeiro documento de registro de uma pessoa que realmente comprova o fato de que uma pessoa nasceu e existe.

O que inclui na Certidão de Nascimento?

Inclui informações como o nome completo, data de nascimento, bem como horário e local do nascimento, nome dos pais, cor da pele entre algumas outras informações.

O Sistema Federal que faz a primeira via da Certidão de Nascimento?

Não . Apenas a Segunda via. Pois a primeira via deste documento é emitida pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas.

Qual a validade da Certidão?

A Certidão atualizada tem validade de 90 dias após a data de emissão.

Como vou receber o documento?

A sua certidão pode ser entregue a você de duas formas diferentes, uma é através dos correios quando a sua solicitação for da certidão em papel, e a outra é através do e-mail quando for solicitada no formato digital. Caso você deseje os dois formatos é só informar no momento do seu pedido.

Qual a diferença da certidão eletrônica para a de papel?

A única diferença entre as duas é que uma tem o formato físico, impressa em papel e a outra é digital, mas ambas possuem as mesmas informações. A Certidão digital é emitida em PDF, assinada digitalmente e enviada pelo Cartório ao seu e-mail.

A minha certidão rasgou, ela ainda vale?

Para que um documento seja aceito ele não pode ter rasuras ou rasgos, por isso se você precisa de uma nova via basta fazer a solicitação aqui no nosso site.

Qual o prazo para entrega da Certidão?

A sua emissão será emitida dentro de 5 dias úteis após o pagamento do serviço. Caso tenha solicitado o envio da Certidão a sua casa, esse tempo poderá aumentar devido a demanda dos correios. Além disso, cada emissão demanda um atendimento diferente que pode também fazer com que o tempo aumente.

Qual o preço desta certidão?

O preço da Certidão irá variar de Estado para Estado e também com o pedido de serviços adicionais caso você precise.

Para que serve esta Certidão?

Para receber uma herança, casar no civil, fazer um testamento, casar com um estrangeiro no Brasil, se divorciar, emitir o RG, assumir cargos de concursos públicos, receber pensão, comprovar dupla nacionalidade/cidadania, tirar o Título de Eleitor, emitir Carteira de Trabalho, tirar passaporte, dentre outros.

O site é confiável?

O Sistema Federal é um site extremamente seguro e confiável. Já possui mais de 20 mil certidões emitidas, com um sistema de atendimento on-line e um acompanhamento do pedido excepcional. O site é protegido por um sistema que mantém informações e dados longe de vírus e fraudes.

De que forma é feita às solicitações da certidão de nascimento no Sistema Federal?

As nossas solicitações são efetuadas através de sistemas interligados diretamente ao cartório de origem e com os órgãos responsáveis.

E se eu não receber o serviço por algum problema?

O sistema Federal fará reembolso do valor pago, em qualquer caso em que o cliente não receba a certidão solicitada.

As certidões emitidas pelo Sistema Federal são aceitas em qualquer órgão?

Sim. Nossas Certidões são emitidas com uso dos bancos de dados dos Cartórios de Origem e também pelos órgãos responsáveis. Desta forma sua Certidão é reconhecida como válida e aceita em qualquer órgão.

Caso seja solicitada a emissão da certidão, porém as informações não sejam localizadas de nenhuma forma, o valor pago será reembolsado?

Faremos uma busca em todos os cartórios da cidade informada em sua solicitação, caso não tenhamos êxito no processo de busca, o valor pago será reembolsado descontando a taxa de 49,90 correspondente ao serviço de busca que foi iniciado no Sistema.

É possível realizar o cancelamento do pedido da certidão?

Depois que a certidão foi emitida não é possível realizar o cancelamento da certidão. O prazo de estorno será de 5 dias úteis após a data da solicitação.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega para certidão digital é de 10 a 30 dias úteis. O prazo de entrega para certidão de papel é de 10 a 45 dias úteis. No entanto, o prazo poderá ser prorrogado para 30 dias nas seguintes situações: Os dados são informados de forma errônea/incorreta ou incompleta. Registro com datas anteriores ao ano de 1950. Certidão não registrada na Serventia informada. Serviço de busca pelas Serventias da cidade. Serventia não faz postagem nos Correios.

Excelente! Não sai de casa!

Consegui tirar a 2º via pela internet e ela chegou em pdf no meu e-mail do jeito que eu precisava.

Sem erro!

A minha certidão de nascimento rasgou e eu fiquei desesperada até que encontrei o Sistema Federal.

A solução dos meus problemas!

Resolveu meu problema, apesar do prazo ter sido um pouco longo, chegou sem nenhum defeito.

Evitei as burocracias!

Eu estava precisando da 2º via da minha certidão de nascimento e encontrei on-line no Sistema Federal.

Que serviço bom!

Evitei dor de cabeça no cartório e consegui pegar a certidão dentro do prazo que eu precisava. salvou demais!